Prevenir o câncer depende, em boa parte, de você!

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) e o Ministério da Saúde estimam o registro de quase 490 mil novos casos de câncer no Brasil este ano. A maior incidência (à exceção do câncer de pele do tipo não melanoma – forma mais simples e comum) será de tumores malignos na próstata e no pulmão, nos homens, e na mama e o no colo do útero, nas mulheres.

O câncer relacionado exclusivamente à hereditariedade é raro. Só algumas formas da doença, que atingem a mama, o estômago e o intestino, parecem ter forte componente familiar. Cerca de 80% dos casos, porém, envolvem fatores ambientais: ocupacional (indústrias químicas e afins), de consumo (alimentos e medicamentos), social (hábitos de vida) e ambiental.

Esse índice mostra que, em boa parte, a prevenção do câncer não exige uma solução milagrosa, mas requer mudanças de comportamento. As dietas pobres em fibras e ricas em teor de gordura, em nível calórico e em produtos industrializados são fatores de risco. No preparo, a escolha mais saudável é o cozimento em baixas temperaturas.

Outros dados do Inca reforçam a importância de um estilo de vida saudável: o cigarro é responsável por 30% das mortes por câncer e por 90% dos tumores malignos no pulmão. Já o alcoolismo responde por 2% a 4% das mortes provocadas pela doença, associando-se à formação de neoplasias malignas na faringe, laringe, fígado, reto e possivelmente na mama. Estudos demonstram, ainda, que o tipo de bebida é indiferente, já que o principal fator de risco parece ser o etanol.

  • - Investigue o câncer de próstata (a partir de 50 anos)
  • - Realize exame clínico anual das mamas (a partir de 40 anos)
  • - Faça preventivo ginecológico periodicamente (a partir de 25 anos)
  • - Realize exame de sangue oculto nas fezes (a partir de 50 anos)
  • - Evite exposição prolongada ao sol
  • - Consulte regularmente o dentista
  • - Não fume
  • - Consuma, por dia, pelo menos cinco porções de frutas, verduras e legumes
  • - Evite ou elimine a ingestão de bebidas alcoólicas

Fonte: Dra. Layla Torres Gaze Nunes

DOZE CONSELHOS PARA VOCÊ NÃO TER UM INFARTO


1. Não cuide de seu trabalho antes de tudo. As necessidades pessoais e familiares são prioritárias.

2. Não trabalhe aos sábados o dia inteiro e, de maneira nenhuma, trabalhe aos domingos.

3. Não permaneça no escritório à noite e não leve trabalho para casa e/ou trabalhe até tarde.

4. Ao invés de dizer "SIM" a tudo que lhe solicitarem, aprenda a dizer "não".

5. Não procure fazer parte de todas as comissões, comitês, diretorias, conselhos e nem aceite todos os convites para conferências, seminários, encontros, reuniões, simpósios etc.

6. Se dê ao luxo de um café da manhã ou de uma refeição tranquila. Não aproveite o horário das refeições para fechar negócios ou fazer reuniões importantes.

7. Pratique esportes. Faça ginástica, natação, caminhe, pesque, jogue bola ou tênis.

8. Tire férias sempre que puder, você precisa disso. Lembre-se que você não é de ferro.

9. Não centralize todo o trabalho em você, não é preciso controlar e examinar tudo para ver se está dando certo... Aprenda a delegar.

10. Se sentir que está perdendo o ritmo, o fôlego e pintar aquela dor de estômago, não tome logo remédios, estimulantes, energéticos e antiácidos. Procure um médico.

11. Não tome calmantes e sedativos de todos os tipos para dormir. Apesar de eles agirem rápido e serem baratos, o uso contínuo fazem mal à saúde.

12. E por último, o mais importante: permita-se a ter momentos de oração, meditação, audição de uma boa música e reflexão sobre sua vida. Isto não é só para crédulos e tolos sensíveis; faz bem à vida e à saúde.


IMPORTANTE: OS ATAQUES DE CORAÇÃO

Uma nota importante sobre os ataques cardíacos.
Há outros sintomas de ataques cardíacos, além da dor no braço esquerdo. Há também, como sintomas vulgares, uma dor intensa no queixo, assim como náuseas e suores abundantes.
Pode-se não sentir nunca uma primeira dor no peito, durante um ataque cardíaco. 60% das pessoas que tiveram um ataque cardíaco enquanto dormiam, não se levantaram. Mas a dor no peito, pode acordá-lo de um sono profundo.
Se assim for, dissolva imediatamente duas Aspirinas na boca e engula-as com um bocadinho de água. Ligue para Emergência (192, 193 ou 190) e diga ''ataque cardíaco'' e que tomou 2 Aspirinas. Sente-se numa cadeira ou sofá e force uma tosse, sim forçar a tosse, pois ela fará o coração pegar no tranco; tussa de dois em dois segundos, até chegar o socorro.. NÃO SE DEITE !!!!

Fonte: Dr. Ernesto -Artur - Cardiologista
Retratação da Internet
Em casos de doença séria ou emergência médica procure assistência imediatamente. As informações fornecidas nestewebsite, tem por objetivo, apenas fornecer informações gerais para leitura. Ele NÃO substitue o exame, diagnóstico e atendimento médico provido por um profissional qualificado. Nenhum conteúdo deste site pode ser utilizado para diagnóstico ou tratamento de um problema de saúde.
Para considerações médicas, incluindo decisões sobre medicações e outros tratamentos, você deve realizar uma consulta com o profissional de saúde qualificado. As informações de saúde ou qualquer resposta interativa originária deste site não podem ser interpretadas como informações de um profissional médico. Você deve buscar dados em outros sites, principalmente os veinculados a sociedades e entidades médicas para confirmar as informações que disponilizamos neste site.
Se você desconfia que está com qualquer problema de saúde, por favor entre em contato com um médico ou hospital, imediatamente, para correta avaliação